II SEMINÁRIO XINGU TERRA DE RESISTÊNCIA: Defensores e defensoras dos Direitos Humanos e da Natureza

       A SDDH juntamente com Movimento Xingu Vivo e outras organizações e movimentos sociais da região do Xingu estão organizando oII SEMINÁRIO XINGU TERRA DE RESISTÊNCIA: Defensores e defensoras dos Direitos Humanos e da Natureza que se realizará nos dias 30 e 31 de maio de 2019 no Campus de Altamira da Universidade federal do Pará(UFPA). Neste será discutido o contexto de violações de direitos humanos na região do Xingu e as situações de ameaças e criminalização dos defensores de direitos humanos.

      No seminário haverá uma oficina realizada pela SDDH em que será aplicado um questionário para levantamento dos casos de ameaças e criminalização dos defensores/as de direitos humanos na região do XINGU.

      Desde a Construção de Hidrelétrica de Belo Monte na região do Xingu houve um crescimento de violações de direitos humanos e um forte processo de criminalização das lideranças. Atualmente, temos na região um dos casos mais emblemáticos de criminalização de defensores/as de direitos humanos no estado do Pará, que é a criminalização de Padre Amaro Lopes.

       Para a SDDH este Seminário é muito importante no atual contexto, principalmente pelo avanço de projetos de exploração minerária, como é o caso do Projeto Belo Sun, que está colocado para a região, e também do enorme retrocesso nas políticas de reforma agrária, com fortes sinais de aumento nos conflitos.

 

Antonio Alberto C. Pimentel

Deixe uma resposta