Noticiário SDDH

SDDH e CPT Denucia crimes no municpio de Anapu


Compartilhar
Tweet

            A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT/PA) tomaram conhecimento de crimes contra as famílias da Cooperativa de Produtores Rurais Agropastoril do Xingu, na "Gleba 96" na zona rural município de Anapú, sudoeste do estado.

            As entidades entraram com pedidos de providências na delegacia especializada em conflitos agrários do município de Altamira, relatando as diversas violações de direitos humanos.

        

   Segundo o último boletim de ocorrência registrado no dia 04 de agosto, as famílias relatam as queimadas ilegais que colocaram em risco as plantações das famílias, além das ameaças de morte como é caso do Sr. Erasmo Alves Teófilo, que se encontra oficialmente incluso no Programa de Proteção a Defensores de Diretos Humanos.

            Sabe-se que tais episódios sempre precedem outros casos de violência contra famílias e suas lideranças na área rural, e que infelizmente tais fatos reforçam a violência no campo e impunidade, das quais, aliás o Estado do Pará sempre é recordista.

            As entidades requisitaram em documentos enviados às autoridades públicas que sejam adotadas providências e determine a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos e responsabilização referente às ameaças, danos, crimes ambientais e incêndio criminoso; seja determinado o envio de uma força tarefa especial de policiais de Belém para averiguar as agressões, assim como seja notificado o Ministério Público para acompanhar as investigações.

            As entidades destacam que o município de Anapu permanece em constante conflito por terra. O mesmo município que têm casos emblemáticos e conhecido mundialmente como a morte da missionária norte-americana Dorothy Stang e a perseguição ao Padre Amaro Lopes, defensor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na região.

#TrabalhadoresRurais
#DireitosHumanos
#Campo
#Amazônia
#Anapu


Noticiário SDDH

clique para ver outras noticias


noticias

Julgamento do Assassinato de Leila Arruda

noticias

Justiça para Leila Arruda

noticias

Lançamento do Documentário e Relatório de denuncia, as ameaças sofridas pelos Indígenas no Tapajós

noticias

Mártires da Terra

Trav. 25 de Julho, 215 - A - Guamá, Belém - PA - 66075-513
Telefone: (91) 3241-1518 /sddh@sddh.org.br

youtube