Noticiário SDDH

AGROTÓXICOS AMEAÇAM FAMÍLIAS SEM TERRA EM SANTA LUZIA DO PARÁ


Compartilhar
Tweet



O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público denunciar a utilização irresponsável com pulverização de veneno contra as famílias do acampamento Quintino Lira, em Santa Luzia, nordeste paraense.

As famílias denunciam que nos últimos dias estão sofrendo com a intoxicação devido ao uso indiscriminado dos agrotóxicos em fazendas na região. Aviões são usados para jogar agrotóxicos que estão atingindo as plantações e moradias.

“Nossas roças, mulheres grávidas, crianças e nossos idosos são os mais afetados. Há vários relatos de dores no corpo, falta de ar, forte dor de cabeça, ardência nos olhos e enjoos ocasionados pela inalação dos agrotóxicos ``, denunciam as famílias.

Com o uso dos químicos utilizados, a situação atinge também comunidades vizinhas ao acampamento. Toda uma região está afetada. O manuseio de agrotóxicos está contaminando o meio ambiente, os alimentos e a água consumida pelos moradores da região.


O modelo imposto pelo agronegócio em nossa região mata nossa gente, nossa agrobiodiversidade. O governo estadual e a Assembleia Legislativa devem proibir a pulverização aérea (feita pela aviação agrícola) de agrotóxicos no Pará.

Vivemos uma pandemia da Covid-19 e esta situação é mais um problema de saúde pública! Além de ser um crime contra o meio ambiente e destruição da natureza. A Secretaria de Meio Ambiente e da Saúde do município de Santa Luzia já foram acionadas.

Queremos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os órgãos públicos tomem as devidas providências. Contra os crimes do latifúndio e do agronegócio não iremos nos calar diante das atrocidades ocorridas.

Queremos soluções urgentes!

Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!

Belém, 28 de janeiro de 2021.
Coordenação Estadual do MST Pará


Noticiário SDDH

clique para ver outras noticias


noticias

Julgamento do Assassinato de Leila Arruda

noticias

Justiça para Leila Arruda

noticias

Lançamento do Documentário e Relatório de denuncia, as ameaças sofridas pelos Indígenas no Tapajós

noticias

Mártires da Terra

Trav. 25 de Julho, 215 - A - Guamá, Belém - PA - 66075-513
Telefone: (91) 3241-1518 /sddh@sddh.org.br

youtube