Noticiário SDDH

SDDH endossa o pedido de informação oficial sobre o homicídio do trabalhador rural Fernando Araújo dos Santos


Compartilhar
Tweet

        A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos endossa o pedido de informação oficial sobre o homicídio do trabalhador rural Fernando Araújo dos Santos, sobrevivente do Massacre de Pau D arco! Que foi assassinado na noite de 26 de janeiro deste ano.

 

            Até o momento, as entidades que acompanham o caso não tem nenhuma informação oficial da Secretaria de Segurança Pública (SEGUP/PA) acerca das investigações. Há uma semana, a execução do trabalhador rural Fernando, 39 anos, vítima do 2º maior massacre de trabalhadores que envergonhou o estado, corre  risco de impunidade.

 

           

A chacina de Pau D Arco aconteceu em 24 de maio de 2017 que resultou no assassinato de 10 camponeses (nove homens e uma mulher) em uma ação da Polícia Civil e da Polícia Militar (PM) do estado do Pará organizados para cumprir mandados de prisão contra ocupantes da Fazenda Santa Lúcia / Acampamento Nova Vida.

 

            Na época, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) condenaram a violência policial na região sudeste do Pará.

 

            A SDDH, como as demais organizações da sociedade civil possui interesse de colaborar com as investigações. Os riscos e insegurança sobre os demais sobreviventes aumentam. Os conflitos agrários no Pará estão acirrados. Solicitamos informações da SEGUP/PA. Até quando ficaremos sem respostas?

 

            A Comissão Pastoral da Terra (CPT/PA), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e a Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA enviaram ofício nesta terça-feira, 02/02/2021, para a Secretaria de Segurança Pública do Pará, requerendo audiência com o secretário, Wallame Fialho, para tratar os últimos desdobramentos relacionados ao Massacre de Pau D arco.

 

 

#QuemMatouFernando

#MassacrePauDArco

#TrabalhadoresRurais

#DireitosHumanos



Noticiário SDDH

clique para ver outras noticias


noticias

Julgamento do Assassinato de Leila Arruda

noticias

Justiça para Leila Arruda

noticias

Lançamento do Documentário e Relatório de denuncia, as ameaças sofridas pelos Indígenas no Tapajós

noticias

Mártires da Terra

Trav. 25 de Julho, 215 - A - Guamá, Belém - PA - 66075-513
Telefone: (91) 3241-1518 /sddh@sddh.org.br

youtube