Noticiário SDDH

Àgua é Vida


Compartilhar
Tweet


Por Viviane Brigida

Celebrado no dia 22 de março, o dia mundial da água é mais um dia de reflexão e discussão deste precioso bem para humanidade. A água é um direito imprescindível. Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), 1 em cada 3 pessoas no mundo vive sem acesso à água potável e até 2025, metade da população global viverá em áreas com escassez de água.

A ONU aprovou em 2015, por países membros, entre eles o Brasil a Agenda 2030. As lideranças políticas mundiais acordaram serem apelos globais acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Eles traçaram Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e dentre os objetivos está em assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. No entanto, o Brasil está longe de alcançar a meta da agenda 2030.

O país possui uma abundância de água doce, sendo que em grande parte está na Amazônia. O Pará como estado amazônico, lugar de biodiversidade, sofre também com desmatamento, destruição da floresta, poluição dos rios e impactos com os grandes projetos de infraestruturas que atingem as comunidades locais.

Dados do Instituto Trata Brasil sobre saneamento básico e divulgados nesta segunda-feira, 22, pelos veículos de imprensa apresentam as 10 cidades com pior saneamento básico, três são do Pará: Ananindeua, Belém e Santarém. É crítica a escassez de água, a maioria da população não tem serviço de água potável. Reflexo também da desigualdade.

O estado do Pará sofre nos principais desafios postos pela ONU. Neste sentido, se faz necessário e urgente um gerenciamento da água de forma justa que garantam sua proteção e a necessidade de ordem social, sanitária e econômica. É vital que os governantes, as instituições e todos os cidadãos e cidadãs possam garantir e afirmar o que está posto na declaração universal da água para a conservação ambiental e futuro do planeta.

Água é vida!
Água é um direito!
Água para todos e todas!

Foto: Rio Amazonas - Estreito de Breves (PA) - Rui Faquini/Banco de Imagens ANA



Noticiário SDDH

clique para ver outras noticias


noticias

Julgamento do Assassinato de Leila Arruda

noticias

Justiça para Leila Arruda

noticias

Lançamento do Documentário e Relatório de denuncia, as ameaças sofridas pelos Indígenas no Tapajós

noticias

Mártires da Terra

Trav. 25 de Julho, 215 - A - Guamá, Belém - PA - 66075-513
Telefone: (91) 3241-1518 /sddh@sddh.org.br

youtube