Noticiário SDDH

O representante Especial da União Europeia para os Direitos Humanos, Eamon Gilmore e Comissão Europeia reúnem com defensores dos direitos humanos e representantes da sociedade civil em Belém.


Compartilhar
Tweet

O representante Especial da União Europeia para os Direitos Humanos, Eamon Gilmore e Comissão Europeia reúnem com defensores dos direitos humanos e representantes da sociedade civil em Belém.

 

Por Viviane Brigida

 

Nesta segunda-feira,29, aconteceu em Belém a visita da Comissão Europeia e do Representante Especial da EU para os Direitos Humanos, Eamon Gilmore.


O Representante está em visita aos países da América Latina (Colômbia e Brasil), é o Enviado Especial da UE para o processo de paz na Colômbia desde que foi nomeado pelo Alto Representante para Política Externa e de Segurança da União Europeia e Vice-Presidente da Comissão Europeia em 2015 para apoiar o processo de paz e a implementação dos acordos de paz.


A comissão visitou primeiro Belém, onde teve encontros com autoridades locais, representantes da sociedade civil e defensores dos direitos humanos e com o governador do estado Hélder Barbalho.


Em reunião com os defensores e defensoras de direitos humanos e sociedade civil, a comissão ouviu denúncias e depoimentos de violações de direitos humanos de diversos territórios do Estado. Na ocasião as organizações e movimentos sociais entregaram documentos em que expõe o contexto de violações de direitos que ocorrem no Pará.


“Para mim, é uma honra poder estar com vocês, ouvir relatos de suas vidas e suas lutas. Este encontro permitirá produzir um relatório para o parlamento europeu e contribuir com um plano de ação em defesa dos direitos humanos” destacou Gilmore.


O encontro levou o dia todo, contou com apoio da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e Comissão Pastoral da Terra para garantir a participação dos defensores e defensoras, e representantes das organizações sociais.


Segundo a Comissão Europeia ouvir os depoimentos contribuirão para importante medidas sobre questões da Amazônia, especialmente sobre os riscos enfrentados por defensores dos direitos humanos na região.


Dentre os temas tratados estavam sobre o cenário político no país, as ações do capitalismo na região, o Programa Estadual de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, os recentes ataques aos territórios indígenas, comunidades tradicionais e dos trabalhadores rurais, os riscos e as ameaças de morte aos defensores e defensoras, processo despejo das famílias Sem Terra, segurança pública, criminalização dos movimentos.


A comissão composta pelo Sr. Eamon Gilmore – Representante especial da União Europeia para Direitos Humanos, Sr. Ignacio Ibanez – Embaixador da União Europeia no Brasil, Sra. Veronique Lorenzo – Chefe da Divisão da América do Sul, do Serviço Europeu para Ações Externas, Sra. Shona Dunne -  Conselheira política do Representante especial para DH, Sr. Federico Zorzan – Responsável por Brasil e Uruguai do Serviço Europeu para ação externa, Sra. Blanca Ausejo – Responsável por Direitos Humanos na América Latina, Sra. Domenica Bumma – Chefe da Seção política da Delegação UE no Brasil, Sra. Zara Pinheiro – coordenadora de programas da delegação da EU.


 

Fotos: Viviane Brigida e Cristivan Alves- SDDH Divulgação


Galeria de fotos


noticias

noticias

noticias

noticias


Noticiário SDDH

clique para ver outras noticias


noticias

A SDDH em parceria com a Unifesspa realizará a escola Popular de Formação Jurídica “Dorothy Stang”

noticias

Thiago de Mello, Presente!

noticias

Mais um massacre no campo não pode ficar impune!

noticias

Parabéns Belém pelos 406 anos de lutas!

Trav. 25 de Julho, 215 - A - Guamá, Belém - PA - 66075-513
Telefone: (91) 3241-1518 /sddh@sddh.org.br

youtube