Noticiário SDDH

Nota Pública - sobre a escala de violência no Pará


Compartilhar
Tweet

Nota Pública - sobre a escala de violência no Pará

A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-Emaús) e Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA), entidades que integram o Conselho Estadual de Segurança Pública, acompanham com tristeza e preocupação a escalada de violência no Estado do Pará, com novos episódios de chacinas, ataques no campo, ameaças e atentados contra a vida de agentes de segurança pública, e ainda campanhas de setores que visam aterrorizar a população. Casos de violências contra as mulheres, juventude negra e indígenas tem ocupado os noticiários diuturnamente. A crise nos sistema carcerário parece não ter fim, com a repetição de denúncias e violações.

O Estado e suas instituições devem agir dentro dos marcos da legalidade, e precisam proteger as vidas da população e dos agentes públicos, em especial dos sistema de segurança pública. Negar a existência desse acirramento no quadro da violência não ajuda a resolver os problemas existentes. Buscar o apoio da sociedade e suas instituições, das forças federais como Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e Força Nacional são medidas que devem ser consideradas pelas autoridades.

As entidades acima nominadas se solidarizam com os familiares das vítimas, e exigem providências efetivas das autoridades competentes para pôr fim a esta violência, e levar ao judiciário os responsáveis pelos crimes que tem, há vários dias, estremecido a já fragilizada sociedade de nosso estado.

Belém, 19 de maio de 2022.



Noticiário SDDH

clique para ver outras noticias


noticias

Nota de Repúdio - BASTA!!! NOSSO REPÚDIO A TANTAS MORTES DE PESSOAS NEGRAS E POBRES!!!

noticias

Nota Pública - sobre a escala de violência no Pará

noticias

Plano Estadual de Enfrentamento à LGBTIfobia (2021-2023)

noticias

V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – JURA 2022

Trav. 25 de Julho, 215 - A - Guamá, Belém - PA - 66075-513
Telefone: (91) 3241-1518 /sddh@sddh.org.br

youtube