A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) entra com pedido de providências urgentes referentes aos ataques às famílias de agricultores/as no Lote 96 em Anapu.

No início da tarde desta quarta-feira, 11 de maio, Anapu foi mais uma vez palco de atuação de grupos armados que invadiram, queimaram casas, destruíram equipamentos e agrediram as famílias de agricultores no Lote 96, na Gleba Bacajá, em Anapu, sudoeste do estado.

 As família já sofrem constantes ameaças e há relatos constantes de violências. As famílias vêm denunciado há 4 anos aos órgãos públicos esta situação. A área em conflito é grilada e está em julgamento.

Diante das denúncias já divulgadas pelas famílias. A SDDH protocolou na tarde desta quarta-feira(11/05), um ofício solicitando imediatas providências à Secretaria de Estado de Segurança Pública e que sejam tomadas medidas cabíveis para salvaguardar as famílias ameaçadas.

No início da noite saiu a decisão liminar do Juiz de Altamira Antônio Fernando de Carvalho Vilar que, atendendo pedido feito pela Defensoria Pública do Estado, determinou o envio da tropa da polícia militar para dar segurança à integridade física dos moradores da área.

A SDDH entende que é necessário que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) designe a constituição de uma força-tarefa para atuar na região, a fim de apurar os crimes e as ameaças que têm ocorrido no Lote 96 e em outras áreas de Anapu.

Fotos da caravana em solidariedade as famílias do Lote 96 em Julho de 2021 (Ingridy Ferreira/ Comitê Dorothy)

 

#Campo

#DireitosHumanos

#Agricultores

#Agricultoras