SDDH

 

Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.

 

Resistir é o primeiro passo.

 

 

 

Faça ParteDoação

Videoteca

Mostra Virtual de Vídeos Brasil: Nunca Mais

Realização: Instituto de Políticas Relacionai e Armazém Memória.

A Mostra Virtual de Vídeos Brasil: Nunca Mais é uma iniciativa pedagógica, com dois eixos de trabalho. Um deles consiste em preservar, reunir e disponibilizar na internet um conjunto de registros audiovisuais que retratam o período da ditadura militar que ocorreu no Brasil entre os anos de 1964 a 1985; o outro, facilitar através da página na internet o acesso por professores, alunos e usuários a estes conteúdos, auxiliando o estudo e debate de nossa história recente, para a compreensão sobre os rumos de nosso país.

O material objeto desta Mostra Virtual de Vídeos encontrava-se disperso em acervos de várias instituições dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, guardados em fitas de video-cassete com pouco uso ou nenhum, uma vez que tal suporte com o advento dos aparelhos de DVD tornou-se obsoleto, ficando estes VHSs esquecidos em armários ou prateleiras. No processo de construção do catálogo com mais de 150 filmes, vários títulos dos materiais reunidos foram recuperados, evitando que seus conteúdos pudessem perder-se dada a situação de mofo e deteriorização de algumas fitas de VHS encontradas. O material coletado foi limpo e recuperado, digitalizado, convertido para DVD e devolvido às instituições e pessoas que gentilmente cederam o material para o desenvolveimento do projeto, onde migrados para o novo suporte, voltam a ter utilidade nas prateleiras das instituições.

A memória histórica é fator de aprendizado, aperfeiçoamento e troca de experiência entre as gerações.

Divulgue e participe deste esforço.

O Pará de Evandro Medeiros

Neste bloco parte da produção do cineasta, professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e ativista Evandro Medeiros. Os filmes documentam com olhar crítico,  as contradições da Amazônia dos nossos dias.

  • Carajás XXI
  • Araguaia: Campo Sagrado
  • Ubá: UM Massacre Anunciado
  • Dezinho: Vida, Sonho e Luta
  • Dia de Mangal
  • Mulheres do Mangue
  • Formar Florestal
  • Museu da Guerrilha do Araguaia: Instrumento de Espionagem Militar

O que são os Direitos Humanos?

Este é o primeiro vídeo da campanha Seja Amig@ Solidári@ da SDDH. Ele traz uma enquete –  que questiona para várias pessoas o que são os Direitos Humanos – e uma entrevista com a professora Paula Arruda, coordenadora do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA/UFPA).

Ajude o SDDH

Contribua com a luta dos direitos humanos e por justiça social.
Faça ParteDoação