A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) demonstrou seu compromisso contínuo com a proteção dos direitos humanos e a conscientização sobre questões digitais ao realizar com sucesso uma Oficina de Comunicação nos dias 26 e 27 de outubro. O evento teve como foco a “Segurança e Informação Digital: Produção, Disseminação de Conteúdo e Estratégias de Incidência em Mídias”.                 

   A oficina reuniu ativistas das entidades parceiras em luta em defesa dos direitos humanos, membros da sociedade civil interessados na promoção da segurança digital e na disseminação responsável de informações online. Durante os dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre diversas facetas da segurança digital, estratégias para produção e disseminação de conteúdo e como usar as mídias digitais como ferramentas eficazes de incidência.

 A SDDH estaca a importância da iniciativa, afirmando: “À medida que a tecnologia avança, é fundamental para que as pessoas estejam bem informadas sobre como proteger seus direitos e garantir que as informações online sejam utilizadas de forma ética e responsável.” 

Os temas abordados incluíram:

Práticas de segurança digital e proteção de dados pessoais. Ética na produção e disseminação de conteúdo online. Estratégia incidência por meio das mídias digitais. Combate à desinformação e fake news. 

A Oficina de Comunicação da SDDH representa um passo significativo na capacitação das pessoas para lidar com os desafios da era digital, promovendo um ambiente online mais seguro e ético para todos. A SDDH planeja continuar realizando eventos e iniciativas educacionais para fortalecer a conscientização sobre os direitos humanos e a segurança digital em nossa sociedade.