Expressamos, por meio desta, nossa solidariedade ao povo Yanomami e o nosso repúdio ao Genocídio envolvendo 570 crianças, ao caos instalado nos últimos 4 anos de desassistência na saúde indígena ocasionando alto índice de malária provocado pelo garimpo ilegal no território Yanomami, fatos estes ocorridos no (des)governo anterior e suas políticas da morte.
 
Hoje, a terra Yanomami vive uma grave crise sanitária e humanitária. A cada 72h morre uma criança de desnutrição. Os territórios indígenas Yanomamis somam mais de 9 milhões de hectares de florestas tropicais totalizando 228 comunidades e contam com um rico acervo Cultural e linguístico de pelo menos 4 subgrupo adjacentes segundo  Brasil de Fato .
 
O rastros de destruição na Amazônia deixada pelo governo genocida de Bolsonaro está ganhando visibilidade em escala mundial. Esse triste episódio é uma confirmação que o governo anterior, com sua ação e omissão, é o responsável por essa tragédia anunciada, fato evidenciado com o apoio do governo Bolsonaro aos garimpeiros ilegais que somam mais de 20 mil só no território Yanomami.