Por Viviane Brigida

A Comissão da Verdade do Pará (CEV/PA) que foi criada pela Lei Estadual 7.802 de 31 de março de 2014 entregará seu relatório à sociedade dia 31 de março de 2023.

Há nove anos iniciava uma trajetória inédita e histórica para a sociedade paraense com o relatório produzido com o apoio da Alepa (Assembleia Legislativa do Estado do Pará) através do Deputado Carlos Bordalo (PT), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e do Instituto Paulo Fonteles é resultado de uma profunda pesquisa que buscou relatos do período da ditadura civil-militar no Brasil ocorrida entre os anos de 1964 a 1985 no Estado do Pará.

Esse período de perseguição, de muita brutalidade e intolerância foram vividos pelos paraenses que colocaram suas vidas em prol de um estado democrático. Tempo em que centenas de pessoas foram torturas, executadas e até desapareceram pelo regime militar são narrados por defensores e defensoras dos direitos humanos que viveram na época e trazem contribuição históricas a Comissão da Verdade do Pará.

Casos como de Virgílio do Sacramento, liderança rural assassinada em 1987, do Movimento Pela Libertação dos Presos do Araguaia, organizado para libertação dos padres franceses e posseiros, das mortes de indígenas, a Guerrilha do Araguaia, do escritor e jornalista Benedito Monteiro, de ex- presos políticos torturados Humberto Cunha, , Isa Cunha, Hecilda Veiga, Paulo Fonteles, do assassinato do deputado estadual João Batista estão entre os fatos desse período que constam no relatório e que apresentará casos graves violações de direitos humanos durante a ditadura civil-militar.

Esta coleta dos relatos, depoimentos de casos constam no relatório da CEV/PA e também está publicado em 3 tomos pela Editora da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) e será lançado no dia 31 de março de 2023 numa audiência pública na Alepa promovida pelo Deputado Carlos Bordalo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia

A divulgação tem com objetivo de resgatar, testemunhar, preservar e divulgar a memória política paraense que também faz parte da história brasileira, em especial do período deste relativo à ditadura trazendo histórias daqueles/as que resistiram e lutaram pelos direitos sociais e políticos do povo em período nefasto e de muita barbárie na região Amazônica.

O relatório foi organizado por Angelina Anjos, Ismael Machado, Marcelo Zelic, Marco Apolo e Carlos Bordalo. O evento também fará o lançamento da edição especial do Jornal Resistência da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e homenagens aos defensores de direitos humanos Egídio Sales Filho, Bruno Sechi e Paulo Fonteles Filhos que foram membros da Comissão da Verdade no Pará e faleceram nos últimos anos.

#JornalResistencia

#SDDH

 #DireitosHumanos

#Pará