Por uma solidariedade que transforme! Este é o lema que há mais de cinco décadas o Movimento República de Emaús (MRE) leva às famílias na cidade de Belém, envolvendo voluntários e voluntárias numa enorme campanha de solidariedade e luta por direitos das crianças, adolescentes e jovens na nossa cidade. 

Em 2023, o evento conhecido como a Grande Coleta de Emaús celebra 50 anos e mais uma vez envolve diferente gerações e traz um tema que clama por solidariedade à luta em defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes; são mensagens transportadas em uma frota de caminhões cheios de alegria e esperança e tantos outros gritos, como “a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente”, “a superação do extermínio dos jovens”, “a garantia do acesso à educação, à moradia, e por democracia”.

Ao celebrar 50 anos, inspirados por nosso fundador, Padre Bruno Sechi, queremos reafirmar a SOLIDARIEDADE como um valor fundamental e imprescindível para tornar realidade nossas bandeiras de luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes que sofrem com a exclusão social, mesmo sendo prioridade absoluta, como afirma a nossa Constituição. Apesar da afirmação, o que se observa é a precariedade na garantia desses direitos, tornando crianças e adolescentes vítimas de todas as formas de violência: exploração sexual, trabalho infantil, mortes violentas, precariedade na oferta de escolarização, entre outras mazelas.

Como ser solidário e contribuir para que essas crianças e adolescentes tenham uma vida digna nessa realidade amazônica?

Doar objetos é importante, mas queremos que sua solidariedade vá muito além, que resulte no compromisso de ajudar na construção de uma sociedade na qual crianças e adolescentes, em especial as que vivem em situação de vulnerabilidade, vivam com dignidade e tenham seus direitos garantidos. Para isso já temos um rico instrumento que precisa ser cumprido: o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nestes 50 anos da Grande Coleta de Emaús, te convidamos para somar conosco mostrando ao mundo que nossa rica Região Amazônica esconde muitos bolsões de miséria, onde nossas crianças são as mais vulneráveis e, em consequência, as maiores vítimas do processo de degradação ambiental. Sem perdermos a ternura, queremos reafirmar o lema do Movimento República de Emaús: Por uma Solidariedade que transforme a vida do povo da Amazonia com justiça social e ambiental.

Vamos à luta!

Movimento Republica de Emaús

50ª Grande Coleta de Emaús