Por Cristivan Alves

            Segundo Módulo da ESCOLA POPULAR DE FORMAÇÃO JURÍDICA “DOROTHY STANG”, aconteceu de forma presencial, nos dia 28 abril a 01 maio, porém 29 e 30 de formação, no Polo 1 da UNIFESSPA no município de Marabá, Pará. O curso Organizado pela SDDH e UNIFESSPA e o apoio o ICS. O Curso tem como principal objetivo de “promover a formação jurídica continuada de advogados/as/agentes do sistema de justiça para atuação com grupos populares e organizações da sociedade civil”.

            O Curso contou a participação de 55 pessoas, esses estudantes de direitos e advogados/as populares de diversos seguimentos sociais, vários cantos do país. Onde no mesmo período aconteceu a ciranda 5 crianças na responsabilidade professora Edileuza Gomes. Os palestrantes Professor Adrian Barbosa e Silva; Professor Paulo Freire; Jorge Luis Ribeiro dos Santos; Anna Izabel; Gabriel Peres Rodrigues; Marco Apolo e Jesus Gonçalves, advogados da SDDH.

            1) O Poder Judiciário, a criminalização da pobreza e sistema carcerário brasileiro; Hipóteses de prisões processuais/ Audiências de custódia/ Relaxamento de flagrante, revogação de prisões preventiva e temporária na Prática/Habeas corpus.

        2) Dinâmica de grupo.

            Apelação / Resp/ Rext/ Agravo/ Uma breve análise do TRF/ STj e STF/Dicas importantes pra militância jurídica nos tribunais/ A importância de articulações políticas/jurídicas pra condução dos casos .

          3) Júri simulado sobre a criminalização da pobreza e movimentos sociais – O estado brasileiro no banco dos réus.

Foto: C.  A